Apt-file

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Quem nunca quis compilar um programa e ele acusa que tal lib (por exemplo, libfoobar.so) não foi encontrada?

Bom, usuários de Debian raramente sofrem deste problema, pois existe o apt-get a disposição para instalar os pacotes, mas se por alguma razão (o pacote do apt estiver muito desatualizado ou não estiver disponível) for necessário compilar o pacote manualmente, claro que podem existir problemas de dependências.

Para resolver isto usaremos o apt-file. Ele permite procurar arquivos dentro de pacotes existentes no servidor de pacotes do APT. Antes de mais nada, vamos instalá-lo:

# apt-get install apt-file 

Agora vamos usá-lo! :)


Usando o apt-file do Debian

Conheça o apt-file, uma extraordinária ferramenta que expande ainda mais os poderes mágicos do APT. Com ele você pode localizar facilmente arquivos individuais dentro de pacotes que ainda nem estão instalados no seu sistema.


Utilização

Vamos por a mão na massa. Antes de mais nada, vamos atualizar a lista de arquivos/pacotes do apt-file:

# apt-file update 

Esta parte pode ser um pouco demorada, pois a lista é grande mesmo! Trata-se de todos os arquivos de todos os pacotes do Debian.

Feito isso, diremos que você está tentando compilar a código-fonte do licq e surge o problema da falta do arquivo licq_qt-gui.so. E agora, qual pacote contém essa lib? Com o apt-file podemos descobrir isso fácil:

$ apt-file search licq_qt-gui.so 
licq-plugin-qt: usr/lib/licq/licq_qt-gui.so 

Ora ora, lá esta a lib (pacote licq-plugin-qt), agora só falta instalar! :)

# apt-get install licq-plugin-qt 

Útil, não? :)

Com o apt-file você também pode obter a lista de TODOS os arquivos que um pacote contém sem ao menos tê-lo instalado no sistema. Para isso execute o comando:

# apt-file list <pacote> 

Para maiores informações, rtfm :)

$ man apt-file