Inclusão digital e desenvolvimento humano

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Em nome do desenvolvimento

Muitos governos, municipal, estadual e federal.. tem investido no desenvolvimento como se fosse uma coisa só. Tem diferença no desenvolvimento para a economia do desenvolvimento para humanidade.

Desenvolvimento economico e desenvolvimento Humano.

Com o desenvolvimento humano é possivel tambem incentivar e fomentar a desenvolvimento economico... ainda que indiretamente.. ou mesmo prevendo que numa momento do processo essa começa a ter resultado. já no desenvolvimento economico não.. esse server para alguns por um bom tempo e para outros soment numa etapa, normalmente a inicial e longo volta para aonde volto.. ao contrario de um pequeno grupo que passara a se beneficio ao longo de decadas e geracoes pela heranca de um desenvolvimento que so previa a economia... ao contrario do desenvolvimento que interfere como um todo na comunidade envolvida.

Quando o modelo de saude cubana preserva em si um caracter humano e não um mercado a ser dominado milhares de coisa acontece... desde do processo de aprendizado do educando que amanha sera o medico, que no caso agora no nivel universitario. Mas desde o aprendizado basico e medio, as relacoes no ambiente escolar já se dava de outra forma, visando o desenvolvimento humano. o modelo de medicina faz tanto sucesso no país, lembrando que o sucesso é antender a demanda do povo e nao do mercado, que agora se estende em parcerias com outros paises, como na bolivia. Pessoas saem de rio branco para serem atendidas em cobija pelos medicos cubana que atuam ali e em varias partes do pais boliviano. Isso devido uma parceria do governo cubano e governo boliviano ara um desenvolvimento humano entre países latinos-americanos e nao so economico como propoem o modelo capitalista.

a questao da inclusao digital vai desde da pessoa saber acessar um caixa de banco ate mesmo soberania nacional. ainda algum tempo atras o brasil foi impedido de vender avioes para a venezuela pois tinha em seu aviao um peça do estados unidos, e os arrogantes imperialista ianque nao permitiram a venda do aviao por causa da maldita peça. o brasil nao pode escolher suas relacoes com paises porque nao tem soberania enquanto povo... ainda que brasileiros atravessem a fronteira para se beneficiar de algo tao importante que o pais nao tem... o brasil nao pode fazer o mesmo. o mais engraçado e saber que medicos brasileiros que estuduram em cuba nao pode trabalhar no brasil porque segundo a ordem dos medicos dizem o que o conhecimento adquirido lá nao server para o brasil e por isso nao pode se tora medico reconhecido nos pais.. enquanto brasileiros atrsvrssam a fronteira para serem atendido gratuitamente por medico cubano na bolivia.

outra coisa é que a educação brasileira, por causa de sua influencia pelas decadas e decadas nas maos da igreja e dos militares, quando se trata de um conhecimento racional e cientifico os problemas começam aprender. muito diferente de modelo baseado no construitivmos,ou na educacao popular de paulo freire, ou na pegagogia libertaria de Francisco Ferrer e Guardia.

fica dificil as pessoas lida com a tecnologia quando nao mexem numa forma racional.

outro problemas do uso do comuputador como rede é que as pessoas nao estao acosutmado, no plano material e fisico, entendendo quea internet é virutal e imaterial, a vivencia em rede. nem sequer resolver o problema da escravidao de africanos e nem a cultura hegemocica implantada pelos militares... a ponto de se reunir e interagir com o diferente.. conhecer de outros espaços... formas de vidas e linguagem dentro desse vasto pais. a internet fornece varias formas de trocar de conteudo.. e hoje essas ferramentas de construcao coletiva de conhecimento e distruivao livre do mesmo para qualquer propositos e de formas mais flexiveis do que o copyright, ver sobre creative commons e copyleft.

apesar do modelo da saude atual nao resolver os problemas do povo, o mesmo é contra o exercicios de medicos cubanos no brasil. Muitos medicos de outros estados vem para estados como Acre e ficam ricos em 3 anos... e são os mesmos que atraves do conselho regional de medicina que sao contra a liberação de medicos brasileiros que cursaram em cuba exerca a funcao no pais, enquanto milhares de brasileiros medicos que estudaram em cuba trabalham na bolivia. e o povo pobre do acre atravessam a fronteira para receber os tratamentos de medicos cubanos e brasileiros que cursaram medicina em cuba. Uma pais como cuba com seu embargo economico por decadas conseguem mesmo antender uma demanda interna e externa de saude. se dinheiro com um pais como o brasil e ainda assim server de exemplo em solucoes praticas com pouco recursos, isso porque o fim é o desenvolvimento humano e nao o ecomonico. hoje no acre tem esse grande discurso do desenvolvimento e progresso, mais para a ecominica e nao para melhor a vida das pessoas.

e só olhar nos carros oficiais ca pital do estado e vera que boa parte do dinheiro vem de emprestimos de bancos como BID e BNDES. O estado do Rio Grande do Sul se encontra falido, isso apos 16 anos de gestão petista, que fizeram propagando para o mundo inteiro de um modelo de gestão, sendo palco inclusive do Forum social mundial... e a mentira chega ao seu final com o fim do mandato no estado e na capital.. totilitaria e autoritario nao permitiu que certas informacoes fossem veiculadas... e hoje a população conhecem bem... a mesma ideia de desenvolvimento e progresso é uma preço muito caro. O mesmo discursos tem sido investido no Acre... uma serie de projeto e milhoes emprestados de bancos... sem ao menos discutir a necessidade do emprestimo e possiblidade do pagamento.. ainda que em parelho carregue a discussao de desenvolvimento sustentabel, mas por outro a prospecção de petroleo.. usando exemplos mentirosas de sucesso como a dsitribuição de Royalties para população atraves do execemplo falido do Alaska, ver diplo, ou da usina de exploraçãcao do urucus em amazonas... destruindo as relacoes tradicionais da regiao e impondo o modelo capitalista de relacao.

para se ter uma ideia, o valor da passagem de onibus hoje custa 1,75 tem uma previsao de aumento para 2.06. A gestao petistca da prefeitura de rio branco, ainda que se diz popular.. nao coloca em pauta a municipalizacao do transporte, que de fato venha melhor na vvida das pessoas. gerando emprego e baixando o valor, tendo em mente o transporte como diria e ser resposabiolidade do estado, ainda que exista opcao privada. A o prefeito diz que as empresas nao vivem de filantropia e se municipalizar as empresas vao embora. oras, se pode pegar dinheiro para fazer o merdas porque nao empresta para comprar onibus? porque nao escreve um projeto de migação para um ano... para minucipalizar? porque nao é de interesse..pois na real nao se preocupam de fato com a população... com o discurso mentiroso de popular e democratico.. cooptando lideranças do movimentos sociais e dominando a comunicacao da capital e do estado o pt avançam com seu discursos populista. O mesmo acontecem a ambinto nacional, com o governo lula fazendo suas reforças a contra gosto do movimentos sociais que observam tudo calados, ja que sua lideram coptados sabem muito bem aonde travar o processo de luta popular. atentando as regras internas e internacial do mercado, os petistas contrinbuem hoje na precarizadas do trabalho e vida da classe trabalhadra... com seu discursos desenvolvimentas renova e fortalece o capitalismo imperialista na forma mais cortez.


http://www.amrigs.com.br/detalhe_noticia.asp?campo=1179&secao_id=142

notas: Mais de 10 mil estudantes que se formaram nos vizinhos latino-americanos vivem o drama de não exercer a profissão no Brasil. Maioria estudou em Cuba. Governo brasileiro tenta acordo para validar os diplomas http://www.unb.br/acs/unbcliping/cp051129-14.htm

Brasil negocia com EUA para que aviões militares sejam vendidos para a Venezuela http://pt.wikinews.org/wiki/Brasil_negocia_com_EUA_para_que_avi%C3%B5es_militares_sejam_vendidos_para_a_Venezuela

Brasil negocia fim de veto dos EUA à Embraer http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe.asp?ID_RESENHA=194473