Limpar caches de disco e de filesystem no Linux

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O Linux mantém em memória os dados recentemente carregados do disco, e ali eles ficam enquanto possível. Isso acelera o processo de carregamento destes mesmos dados no futuro, como na execução de programas e leitura de arquivos.

As áreas na memória que carregam esses dados chamam-se caches. Você pode notar os caches em ação quando roda um programa pela segunda vez e ele carrega muito mais rapidamente que na primeira.

Mas às vezes é necessário fazer algum teste onde esse efeito de cache deve ser anulado, por exemplo, medir tempo de carregamento de um programa, ou o tempo necessário para processar algum arquivo. Já vi gente reiniciando a máquina só para poder ter uma medição confiável no tempo de carregamento de um programa.

Para economizar nosso tempo e paciência, e ter um efeito semelhante sem precisar reiniciar a máquina, podemos pedir ao kernel que limpe todos os caches que estiverem em memória. Basta usar uma entrada no /proc, existente nas versões mais recentes do kernel, rodando o comando:

echo 1 > /proc/sys/vm/drop_caches

retirado: http://codare.net/2006/12/04/limpar-caches-de-disco-e-de-filesystem-no-linux/