Mark Dean

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O Homem Invisível da Alta Tecnologia da América

Mdean.jpg

Você não deve ter ouvido falar do Dr. Mark Dean. E você não está sozinho. Mas quase tudo na sua vida tem sido afetado pela obra dele. Veja, Dr. Mark Dean é um Ph.D. da Universidade de Stanford. Ele está no National Hall of Inventors (Salão Nacional dos Inventores). Ele tem mais de 30 patentes pendentes. Ele é vice-presidente da IBM. Ah, sim. Ele é também o arquiteto do moderno computador pessoal. Dr. Dean detém três das nove patentes originais a respeito do computador em que todos os PCs estão baseados. E, Dr. Mark Dean é um afro-americano.

Então, como é que podemos comemorar o 20° aniversário do computador pessoal da IBM sem ler ou ouvir sequer uma palavra sobre ele? Dada toda a pressão da mídia em retratar de forma negativa os afro-americanos na televisão ou em jornais e revistas, você poderia pensar que seria um gol de placa colocar em evidência alguém como o Dr. Dean.

De alguma forma, contudo, conseguimos perder a aposta. A História é cruel quando ela vem contar as histórias de vida dos afro-americanos. Dr. Dean não é o primeiro inventor negro a ser ignorado. Lembremos de John Stanard, inventor da geladeira, George Sampson, criador da máquina de lavar a seco, Alexander Miles e seu elevador, Lewis Latimer e a sua lâmpada elétrica.

Todos esses inventores compartilham duas coisas:

Um, eles mudaram a paisagem da nossa sociedade; e, dois, a sociedade os relegou para o rodapé da história.Tomara que Dr. Mark Dean não vá embora tão silenciosamente como eles foram. Certamente, não deveria.

Mais importante, histórias como as do Dr. Mark Dean deveriam servir de inspiração para crianças afro-americanas. Uma vez vítimas da “exclusão digital” e da falência do sistema educacional, jovens, garotos negros poderiam abraçar a tecnologia com mais entusiasmo se eles soubessem que alguém como Dr. Dean já preparou o caminho.

Embora tecnicamente Dr. Dean não possa ser creditado como o criador do computador - esse crédito fica com Alan Turin, pioneiro matemático inglês do século 20, amplamente conhecido como o pai da ciência da computação moderna – Dr. Dean merece ser reverenciado em razão da máquina que usamos hoje. O computador realmente não era prático para casa ou para uso em pequenos negócios até ele - Dr. Dean – surgir, liderando um time que desenvolveu a arquitetura interior (ISA system bus) que permite múltiplas funções para serem conectadas aos computadores pessoais, como modem e impressoras.

Em outras palavras, por causa do Dr. Dean, o PC se tornou parte do nosso dia-a-dia. Pra muitos de nós, mudar a face da sociedade seria o suficiente. Mas não para o Dr. Dean. Ainda em seus quarenta anos, ele havia deixado um monte de inventos.

Ele recentemente fez história de novo, liderando o time de design responsável por criar o primeiro chip-processador de 1-gigahertz . Isso é apenas um outro grande passo em fazer computadores mais rápidos e menores. Enquanto o mundo se felicita pela nova Era Digital trazida pelo computador pessoal, nós precisamos garantir que a história afro-americana faça parte do estrondoso sucesso que envolve o mais impressionante avanço tecnológico que o mundo já viu. Não podemos deixar que o Dr. Mark Dean se torne um rodapé na história.


http://cis.stanford.edu/news/archive/1998/images/mdean.jpeg

Dr. Mark Dean é diretor do laboratório Almaden Research Center da IBM em San Jose, Califórnia. Ele supervisiona mais de 500 cientistas e engenheiros, atuando em várias áreas de hardware, software e serviços, incluindo nanotecnologia, estudo computacional dos materiais, sistemas de armazenamento, gerenciamento de dados, tecnologias da internet, eficiência no trabalho e interfaces de usuário.

retirado de http://www.mundonegro.com.br/forum/read.php?14,1843,1843

outras fontes: