Camito - o retorno
Em 2007 comprei meu primeiro laptop, configurei ele com Debian GNU/Linux Etch. Funcionou tudo! Algumas configurações foram feitas manualmente e tive que usar alguns drivers proprietários. Inicialmente ganhou o nome de camito, em homenagem a Camilo Torres. Fiz alguns reinstalações e mudou algumas coisas e por isso ganhou outros nomes como Fanon e Biko (em homenagem a Frantz Fanon e Steve Bantu Biko, respectivamente). Desde fanon já era Debian na versão mais recente, Lenny, e agora resolveu mudar o gerenciador de janelas e toda sua família de aplicações, KDE/QT. Agora estou usando XFCE4 e aplicações GTK. Não quis ir para GNOME, com segue a projeto hegemônico, além de não gostar mesmo do GNOME.
Sobre a instalação e configurações:
- Debian GNU/Linux 5.0 (codinome Lenny);
- Xorg;
- KDE 3.5 por XFCE4.6 (compilando a versão mais recente);
- Troquei knotes pode xpad;
- Tem opção de alternar layout de teclado;
- Ktorrent por Transmission;
- Kate por medit;
- Ark por xarchiver;
- Konsole por Terminal;
- Kmix por xfce4-mixer;
Funcionou todos os hardware automaticamente: áudio, vídeo e wireless. Mas na hora de usar datashow a placa de vídeo não trabalha legal, por isso tive que configurar o recurso proprietário.
Instalando o driver da ATI
echo "deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stable main contrib non-free" >> /etc/apt/sources.list apt-get update apt-get install module-assistant fglrx-control fglrx-kernel-src fglrx-driver m-a update m-a a-i fglrx-kernel-src aticonfig --initial
Reinicie o computador.
retirado de forumdebian.com.br