Mercador

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Lembra do árabe mercador que levava a mercadoria de uma lado para o outro? então essa a idéia do projeto: aproveitar a logistica de pessoas que vire mexe estão indo de um lugar para o outro e levar esses produtos de solidariedade.

Para isso pensamos numa lista aonde podemos trocar informações de quem vai, para onde e fulano entregar para ciclano um quilo de alga-marinha fazer gelatina vegetariana ;) A alga-marinha é produzida por um cooperativa e comercializando dentre tantas formas, o comércio justo. As outras formas não nos interessa muito(seria melhor tirar o muito), pois esse é o padrão (o ja existente da uma ideia de retundância que tal uma ideia existente)já existente, para nós o que server é a idéia do comércio justo. Beltrano, que trabalha numa dessas cooperativas, entregou para Fulano o produto que ele irá entregar no determinado momento de sua viagem para Ciclano. Tá feita a rede!


Numa leitura sobre a sociedade diz que ela se faz das relacões na hora de produzir e distribuir o que foi produzido. A idéia é que esses produtos que será comercializado seja de comércio justo, interferindo na estrutura de uma sociedade baseada no acumulo e exploração (que tal tirar o o de tudo e ficar exploração da natureza)de tudo que há natureza. O consumo consciente proporciona uma série de mudanças na tão ansiosa sociedade esperado por tantas pessoas. A pessoa que consome sabendo da onde veio o que esta comendo e saber que é, assim como quem produz sabe quem esta comendo aquilo que diariamente ele cuida para tal bom resultado chegue a casa de quem almeja a mesma visão de sociedade: justa, livre e igualitária. Dentro de uma sociedade é possivel ver o nascer de outro e ali mesmo, pouco a pouco, apodrecendo o velho e dando espaço ao novo. Não que haverá violência, este esta presente desde da primeiro instante do processo, na decisão de não comprar aquele produto fácil de encontrar em qualquer supermercado e adotar uma outra forma de aquisição. Quando mais for profundo as relações dentro dessa outra concepção de sociedade, mais rápido e mesmo sangrenta é a transição.

Um modelo de circulação de produtos alternativa vigente, baseado na solidariedade de classe: operária e camponesa.

É certo que essa forma de circulação acaba por não respeitar também a idéia de pagamento de impostos pela circulação da mercadoria.

Incetivamos que esse imposto não pago seja investido em ação-direta: criando sua própria escola, formas alternativas de medicina e transporte e outras necessidades básicas que mesmo com o pagamento de imposto não são fornecidos pelo Estado. E que esse intercambio vá além da mercadoria e indo para intercambio cultural, intelectual e experiências de formas alternativas de trabalho e respeito ao meio-ambiente. O mercador tem um carater anarquista incentivando a ação direta, autogestão, solidariedade... ajuda-mútua e federalismo. e a não manutenção do Estado e relação não-capitalista.

Se temos a necessidade de consumir coisas, muitas delas vitais, por não ser de forma alternativa?

Mas pô, o que irei ganhar levando uma coisa de um lado por outro? nada. que dizer, tudo! você chegar no lugar e vai tomar uma cachaça com o pessoal. Novas amizades. Consolida e fortalece a rede.