BotoSetLinux

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Página do BotoSetLinux


Sobre o BotoSetLinux:

Boto é uma personalização do UBUNTU destinado ás Escolas da Rede Pública de Ensino. Seu objetivo fundamental é difundir os princípios filosóficos do movimento do software livre entre alunos, professores e a comunidade escolar e estimular a implementação de Projetos de Informática Educativa e Inclusão Digital nas Escolas, a partir da utilização de programas livres para computadores.

Baixar imagem e CD2

Documentação e Material de Apoio

Página Geral para downloads

Papéis de parede

Sobre a instalação e adentros

O CD disponível é um live-cd e a instalação é feita após ele ter iniciado e feito a auto-configuração.


criando e gravando o segundo cd - papachibé:

$ wget http://www.seduc.pa.gov.br/arquivos/BotoLinux/Papachibe_CD2.tar.gz
$ tar zxvf Papachibe_CD2.tar.gz
$ genisoimage -V "BotoSetLinux - Papachibe" -o papachibe.iso -R -J cd2/
$ wodim dev=/dev/dvdrw -v -dao papachibe.iso

Clique em cima de Papachibe_CD2.tar.gz com o botão direito do mouse e vá em Extrair > Extrair Aqui. Irá criar uma pasta com o nome cd2 e dentro os pacotes adicionais. Entre na pasta cd2 > selecione todos os pacotes (pode usar a combinação de teclas ctrl+a) > clique com o botão direito em cima de qualquer um dos pacotes > Depois vá em "Menu de Pacotes do Boto" > Instalar Pacote e todos os pacotes serão instalados. Outra opção é gerar uma imagem iso com os pacotes, para isso abra o k3b em Menu principal > multimídia > k3b e vá em Novo Projeto de CD de Dados > clique na pasta cd2 e mova todos os pacotes para o projeto e peça para queimar. Pela linha de comando:


não funciona mais

em varias páginas vi falando sobre um tal local, source-o-matic, que gera o sources.list: roubada. fora do ar. e não consegui saber se morreu, se estão em novo endereço, por fim.

lendo o wiki http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty_pt_BR vi que ele não é atualizado desde 18:57, 24 August 2007 Deusdara (como adicionar repositórios extra). até o mediawiki que usam tem a versão 1.5.2 (cheio de vulnerabilidade)


o gerenciador de dispositivo wireless não esta controlando legal a plaa rt61 01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

em uma rede aberta... configurar essid, mas não chama dhclient, no caso o dispositivo fica como ra1, então seria algo como dhclient ra1

info do kernel

Linux biko 2.6.20-15-generic #2 SMP Sun Apr 15 07:36:31 UTC 2007 i686 GNU/Linux

desnecessário: xara thunderbird kmail

scribus versão mais recente

Baseado em Ubuntu 7.04 - Feisty - em 2007

http://neei.uevora.pt/node/362 podem atualizar os pacotes ubuntu através da máquina do neei. Clique em ler mais.

Basta editarem o arquivo: /etc/apt/sources.list

Feisty: deb http://neei.uevora.pt/ubuntu/ feisty main restricted multiverse universe deb http://neei.uevora.pt/ubuntu/ feisty-updates main restricted deb http://neei.uevora.pt/ubuntu feisty-security main restricted universe multiverse deb http://neei.uevora.pt/ubuntu feisty-backports main restricted universe multiverse

edgy: deb http://neei.uevora.pt/ubuntu/ edgy main restricted multiverse universe deb http://neei.uevora.pt/ubuntu/ edgy-updates main restricted deb http://neei.uevora.pt/ubuntu edgy-security main restricted universe multiverse deb http://neei.uevora.pt/ubuntu edgy-backports main restricted universe multiverse

deb http://ftp.lug.md/ubuntu feisty main restricted multiverse universe

  1. scribus - repositorio do projeto
deb http://debian.scribus.net/debian/ feisty main non-free
gpg --keyserver wwwkeys.eu.pgp.net --recv-keys EEF818CF
gpg --armor --export EEF818CF | apt-key add -