Dvd

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

"Conhecimento não se compra, se toma!"

Ta, pensei em escrever esse tutorial para incentivar a galera a roubar filmes em dvd, nao pagando os direitos autorais, mas de qualquer forma garantindo e dando retorno para toda equipe da producao do filme assistinto... para o caso do filmes brasileiros, esses sao foram pagos pelo povo atraves de impostos.

Existem dois tamanho de dvd, 4.7 e 8.5 (dupla camada / double layer).

Os dvds de 8.5 em sampa custa algo entre 5 a 7 reais, em brasilia e goiania de 10 e 13 reables... enquanto na maior parte dos lugares o dvd normal, de 4.7, custa de 1 a 2 reais. Estao o esquemao é usar o dvd 4.7... mas e o que fazer com os de 8.5? dividir em dois? e os menus? bem, tem alguns aplicativos que se encarem de compactar de 8.5 para 4.7 mantendo os menus, é certo que perde um tanto da qualidade... mas firmeza total.. funciona ;)

para converter de 8.5 tem duas aplicativos, a primeira é o k9copy (para kde / usa qt) e dvd95 (para gnome / usa gtk). O k9copy eu baixei no apt assim:

# apt-get install k9copy

ja o dvd95 eu tive que compilar:

# apt-get install libgnomeui-dev build-essential libdvdread
$ wget -c http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/dvd95/dvd95-1.2p1.tar.gz
$ tar zxvf dvd95-1.2p1.tar.gz
$ cd dvd95-1.2p1
$ ./configure --prefix=/usr
$ make
# make install

para os dois apliticos voce tera que fazer algumas configuracoes, como definir pasta temporaria aonde ficaram alocados os arquivos ate a conversao final e o local aonde ficara o arquivo final.

feito isso voce tera um arquivo .iso que voce pode queimar atraves de um aplicativo como k3b, gnomebaker ou na linha de comando.. na linha de comando fica assim:

$ growisofs -Z /dev/hdc=terraemtranse.iso

se acaso a midia for menor a 4.7 voce pode usar programa como XXX ou dd mesmo:

$ dd if=/dev/hdc of=terraemtranse.iso

mas aonde ficou o arquivo? newba! no mesmo local aonde voce digitou o comando... digite "pwd" para saber que pasta voce esta ;) e voce tem que esta na mesma pasta que esta a imagem (arquivo iso ou raw) e coloque o endereco completo do arquivo em "of".

bem, agora voce tem uma puta acervo de dvd é quer organizar o lance... alem de um monte de gente pedir emprestado e tal... entao voce pode usar o programa "griffith"

# apt-get install griffith


pagina dos projetos: