Edição Áudio

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Escrito pelo Mexicano

Suporte Técnico: 1. DESCRIÇÃO 2. DURAÇÃO 3. PÚBLICO ALVO 4. MÉTODOS UTILIZADOS 5. EQUIPAMENTO NECESSÁRIO 6. OBJETIVOS GERAIS 7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8. PROGRAMA 9. ORÇAMENTO 10.CURRÍCULO

1. DESCRIÇÃO Esta oficina pretende apresentar um panorama geral sobre as ferramentas livres de produção musical oferecidas em software livre, assim como abordar temas pertinentes em relação à música, no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e cultural nos dias de hoje. Esta oficina deve fornecer instrumental básico à produção em áudio com o uso do software livre e, principalmente, ao compartilhamento do conhecimento gerado a partir da produção de bens culturais livres. Proporcionando aos músicos, produtores, djs, radialistas, locutores, contadores e cantadores em geral, produzirem suas próprias musicas, trilhas, vinhetas, programas de rádio e trocarem essas experiências entre si. Essa oficina pretende oferecer informações técnicas sobre produção musical como incentivo para que as pessoas gravem suas próprias músicas e troquem estas músicas entre si como forma compartilhada de construção de um bem artístico-musical.

2. DURAÇÃO

        2.1. Plano 1 
        Uma oficina de 48 Horas sendo 08 (oito) horas por dia – horários a definir.       . 

3. PÚBLICO ALVO

       Músicos, produtores, djs, técnicos de som e interessados em geral. 

4. MÉTODOS UTILIZADOS

       Discussão, audição e laboratório prático de produção musical. 

5. EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

           Equipamento para o responsável pela oficina. 
           1 (um) projetor; 
           1 (um) telão ou parede branca projetável; 
           1 (uma) mesa de som; 
           2 (duas) caixas de som amplificadas; 
           1 (uma) conexão de internet .

1 (um) computador (uma ilha de edição de áudio)

           Ilha de Edição de Áudio e Placa de som: 

(IMPORTANTE! CONSULTAR AS ESPECIFICAÇÕES DA ILHA DE EDIÇÃO COM O RESPONSÁVEL PELA OFICINA ANTES DE COMPRAR / ALUGAR AS MÁQUINAS)

6. OBJETIVOS GERAIS Os objetivos dessa oficina é a apresentação do instrumental básico para (1) produção de áudio com software livre e (2) estímulo a produção musical, colaborativa, diante os novos paradigmas gerados pelas tecnológias disponíveis. Por instrumental básico, entenda-se:

      6.1. Produção de áudio com o uso de software livre. 
              6.1.1. apresentação e montagem do equipamento de técnica de som e estúdio; 
              6.1.2. apresentação dos softwares livres disponíveis; 
              6.1.3. introdução ao processo de gravação; 
              6.1.4. introdução ao processo de edição; 
              6.1.5. introdução ao processo de mixagem; 
              6.1.6. introdução ao processo de masterização. 
      6.2. estímulo à produção musical, colaborativa. 
              6.2.1. discussão sobre a produção em home-estúdio; 
              6.2.2. discussão sobre a produção executiva de um disco; 
              6.2.3. discussão sobre registro e direitos autorais; 
              6.2.4. discussão sobre as possibilidades e limites da música digital. 

Observação:

      Devido a pequena duração, o fato da oficina pretender abranger o maior número de pessoas 

possível, além do tempo gasto no laboratório prático, os temas serão discutidos ao nível da apresentação e introdução. Uma discussão mais aprofundada sobre cada item, deverá ser pensada em oficinas futuras.

7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

      7.1. produção de uma faixa de uma música (de preferência de autoria de alguém que esteja fazendo a oficina), ou; 
      7.2. produção de uma vinheta radiofônica, ou; 
      7.3. produção de material em áudio sugerido pelos alunos. 

8. PROGRAMA

      8.1. Apresentação da discussão. 
           O que é software Livre? 
           O que é Musica? 
           Formas semelhantes de produção de bens culturais livres. 
           Formas colaborativas de produção e formas competitivas de produção. 
           Novas tecnologias, novas formas de produção e circulação da informação. 
           Desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento cultural. 
      8.2. Introdução ao Linux 
           Gnu/Linux e a comunidade de desenvolvimento. 
           Ambiente de trabalho – áreas de trabalho, tela de comando, atalhos, etc. 
           Interfaces Gráficas – Gnome, KDE, WindowMaker, etc. 
           Distribuições – Debian, Ubuntu, ArchLinux, Slackware, Live-cd's. 
8.3. Introdução a produção musical 
      8.3.1. A Técnica 
       Computador 
       Placa de som 
       Mesa de som 
       Monitor de referência e headfones 
       Periféricos:
       - Pré-amplificador 
       - Compressor 
       - Equalizador 
       - Efeitos 
       Cabos, conexões e as possibilidades de montagem de um estúdio. 

8.3.2. O Estúdio

       A sala acústica e a acústica
       Microfones 
       Instrumentos

8.4. Softwares Livres para captação e produção de áudio

8.4.1. Driver para placas de som

     		ALSA – Advanced Linux Audio Architeture 

8.4.2. Conexão placa de som/programas

     		JACK – JACK Audio Connection Kit 

8.4.3. Softwares de gravação e edição multi-pistas

     		Ardour 
      

8.4.4. Softwares para produção de bases

       		Hydrogen  
       		Lmms 

8.4.5. Tocadores

       		VLC
       	 	Totem	

8.4.6. Sintetizadores

       		Zynaddsubfx
       		Qsynth
       		Qtractor	 

8.4.7. Djing

       		Mixxx 

8.4.8. Plugins

        		LV2 (Calf)


8.4.9. Streaming

          		IDJC Internet Dj Console
         		DarkSnow


8.4.10. Gravador de cds e dvds

           	Brasero

K3B


8.5. Audição e Discussão.

      	Exercício de audição e discussão de músicas trazidas pelo grupo e pelo oficineiro. Esse 

exercício é necessário pois faz parte de 70% ou mais do processo de produção. As pessoas tem que aprender a ouvir. De preferência as músicas devem estar nos diversos suportes e formatos, cd, lp, md, mp3, ogg, wav para permitir comparação. A discussão deve ser norteada pelos temas propostos mas não deve ser limitada pelos mesmos:

      	Tipos de música - acústica X eletrônica, erudito X popular; 
      	Gêneros e ritmos musicais: rap, soul, funk, samba, reggae, rock, pagode, partido alto; 
      	Reconhecimento das frequências: 
      o subgraves; 
      o graves; 
      o médias, médias-graves, médias-agudas; 
      o agudas; 
      o clipagem; 
      

Reconhecimento dos instrumentos utilizados, arranjos, produção executiva;

      	Discussão sobre direitos autorais e propriedade intelectual; 
    	Produção colaborativa em rede; 

8.6. Laboratório prático: gravação e produção de material em áudio.