Labcdi

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Não lembro o ano ao certo, mas foi algo como 2004, iniciei uma experiência de pesquisa em software livre com o pessoal do CDI Campinas. Esse laboratório de pesquisa foi de extrema importância para meus estudos, pois como não tinha internet em casa isso prejudicava muito meu estudo, por outro lado, as conversas sobre como trabalhar as ferramentas livres em ambientes como as EICs ou dos recentes Telecentro se ampliaram ali e mais ainda a parceria com Celso Tomita na parte técnica que alavancou mais ainda.

Num primeiro momento iniciamos a instalação Kurumin Linux nas máquinas do laboratório do CDI Campinas e depois seguimos estudo soluções como LTSP. Costumávamos nos reunir no sábado para estudar.

Fui convidado a participar do Encontro Internacional da Rede CDI, realizado em São Paulo, em 2006, para realizar uma oficina sobre intranet e apresentei algumas soluções, montando um servidor web e fazendo cópia do site com o HTTrack


Agora em 2011, como voltei para Campinas, resolvi propor ao pessoal do CDI Campinas voltar esse grupo de estudo e foi aceito! Estamos realizando nas terças-feiras e já aconteceram três encontros com os seguintes conteúdos programático:


21jun2011 - Oficina de instalação de GNU/Linux

  • Distribuições? Debian, Ubuntu e Slackware para que tantos?
  • E a impressora, funciona? e o scanner?
  • Não funciona .exe? como instalo programas em Linux?
  • Ah não, não sei programar, esse negócio de comando DOS no Linux (...)

05jul2011 - GNU/Linux e Multimídia

  • Com que software eu faço (...)?
  • Dá para assistir... ouvir... aquele (...) ?
  • Como faço o cartaz se não tem (...)?

12jul2011 - GNU/Linux e Educação

  • Aplicativos, dinâmicas e apoio didático

Nessa ocasião participaram Celso Vergilio, Vanessa Dias e Sueli Mauro.

As ferramentas apresentadas foram:

  1. encontro: instalação do Tucunaré Linux, Mageia e Linux Educional; instalação de aplicativos
  2. encontro: instalação e apresentação dos aplicativos umplayer, Debian (Squeeze) debian-multimedia-keyring synaptic gdebi inkscape gimp scribus-ng imagination p7zip unzip zip unrar winff qcomicbook bombono-dvd w32codecs k3b sir - instalação de fontes, do flash, java
  3. encontro: Tuxpaint, Tuxmath, TuxType, Bom Entendedor, Gcompris, Webquest, Wiki