Mdm/pt-br

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

mdm significa "multiseat display manager". Apesar do nome, mdm é na verdade uma adaptação de um gerenciador de login real. O mdm é usado para configurar ambientes multiterminais, permitindo que os usuários transformem uma máquina comum em uma máquina multiterminal apenas instalando um pacote.

O problema

Existem muitas maneiras de configurar ambientes multiterminais. Alguns utilizam servidores X aninhados, enquanto outros usam múltiplas instâncias do servidor X, ou talvez um VNC or dierctfb ou algo do tipo. Além disso, com binadas a essas soluções, alguém pode querer utilizar GDM, KDM, XDM, X remoto sem gerenciador de login ou outros quaisquer. O objetivo do pacote mdm é ser genérico o suficiente para ser usado em qualquer solução.

A solução

O mdm consiste em duas partes distintas: o núcleo, simplesmente chamado mdm, que é um código "indepentende de solução" (pois serve para qualquer uma delas), e o modo multiterminal, que é a parte "dependente de solução". O núcleo é instalado pelo pacote mdm e outros modos multiterminal são instalados por outros pacotes (como o mdm-xephyr-gdm, que combina Xephyr e GDM). Existem ainda alguns modos padrão dentro do pacote mdm, como o xephyr xdmcp, que simplesmente inicia servidores X connectados a servidores xdmcp remotos. Modos que necessitam dependências extra são providos por outros pacotes.

mdm

O pacote núcleo é responsável por detectar dispositivos de entrada, placas de vídeo, criar o xorg.conf, associar os terminais com os dispositivos e então chamar os modos.

modos multiterminal

Os modos são na verdade, scripts bash, que definem algumas funções específicas que são chamadas para iniciar os displays usados pelos terminais. Eles geralmente estão localizados em /usr/share/mdm/modes. Para trocar de modo, é necessário editar a variável MULTISEAT_MODE, dentro do arquivo de configuração do mdm.

Usando o mdm

Existem 3 maneiras de utilizar o mdm. Você pode:

  • instalar o pacote mdm dos nossos repositórios;
  • compilar e instalar do git;
  • ou baixar nosso Live CD e dar o boot na sua máquina.

Você terá que instalar o pacote principal, o pacote para o modo multiterminal que você escolher e edite o arquivo de configuração para utilizar o modo escolhido e modificar outras preferências.

créditos

Escrito por C3SL (Centro de Computação Científica e Software Livre)