Um mundo sem os povos negros

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Esta é uma Historia de uma criança chamada Kissola, que um dia, ao acordar pergunta a mãe, “o que seria do Mundo se não existisse povos negros?” Bem, a mãe reflectiu por alguns instantes e respondeu dizendo, “Filho, siga-me hoje, vamos andar um pouco pela cidade e veremos o que seria o mundo, se os povos negros não existissem”. A mãe retorquiu:


“Vá filho, vista e calça-te”.Kissola correu para o quarto para vestir e calçar. Ao sair do quarto, a mãe olha para o filho e pergunta: “Kissola, onde estão os teus sapatos? E a roupa, filho, está toda amarrotada!”“ Deixa-me que vou engomar” porem, quando foi a procura da mesa de engomar, já não estava lá. A mãe olha para o filho e diz: “ Vês filho, Sarah Boone, mulher negra, foi a inventora da mesa de engomar e Jan E. Matzelinger, homem negro foi o inventor da máquina de moldagem de sapatos”.“Agora vá e prepare o teu cabelo”.


Kissola correu para o seu quarto para pentear mas não encontrou o objecto. A mãe lhe diz: “ Vês filho, Walter Sammons, homem negro, foi o inventor do pente”. Kissola decide socorrer-se a escova mas esta também não a encontrou. Disse a mãe: “ Vês Kissola, Lydia O. Newman, mulher negra, foi a inventora da escova”. Kissola começou a dar conta do recado:


Sem sapatos; roupa amarrotada, cabelo despenteado... mesmo o cabelo da mãe, sem as invenções da madame C.J. Walker, “entendes agora filho, o que seria de mim?”Sim mãe, responde o Kissola.Minutos depois a mãe diz, “Filho, arrume as coisas que espalhaste, limpe a área que sujaste, e só depois que sairemos fazer compras”.Kissola varreu, varreu e varreu. Mas quando ia pegar a pá de lixo, também não encontrou.


A mãe lhe diz: “Vês filho, Lloyd P. Ray, homem negro, foi o inventor da pá de lixo”. Kissola continuou varrendo mas havia uma área que tinha de limpar com esfregão. Foi buscar o esfregão, mas não encontrou. A mãe lhe diz: “ vês Kissola, Thomas W. Steward, homem negro, foi o inventor do esfregão.


Kissola exclama” Mãe! Não tenho sorte, porque tudo o que procuro não encontro!”A mãe lhe disse – “deixa-me acabar de lavar a roupa para depois de prepararmos a lista das coisas que pretendemos comprar. Quando terminou de lavar, a mãe tentou levar a roupa para o secador, mas o secador também não estava. Ela diz ao filho: “ vês filho, Leo George T. Samon, homem negro, foi o inventor da máquina secadora de roupa”.


A mãe pede ao filho para pegar uma folha de papel e lápis com o propósito de fazer, a lista das compras. Kissola foi pegar o lápis e papel, mas o lápis estava partido. A mãe diz-lhe: “Sabias filho, que John Love, homem negro, foi o inventor do afia – lápis?”A mãe foi a procura da caneta e do tinteiro, mas sem êxito.


E de seguida disse ao filho: “saiba que Williams Purvis, homem negro foi o inventor da Caneta-Tinteiro e Lee Burridge, homem negro, foi o inventor da máquina de dactilografia”.Chegada a hora de irem ao mercado. Ambos entram no carro, e pela rua, Theo, a Mãe, nota que os carros estavam todos parados na rotunda e desordenados, causando engarrafamento, por falta de semáforos. A mãe diz ao filho: “ Vês filho, Garrett Morgan, homem negro, foi o inventor do semáforo. Imagine agora por um instante filho, como seria o estado do trânsito nas grandes metroples, sem os semáforos? ”.


De volta a casa, as frutas e as carnes compradas tinham que ser conservadas no refrigerador. Mas o refrigerador também não estava. A mãe disse novamente ao filho: “vês filho, John Standard, homem negro, foi o inventor do refrigerador”. Ainda assim, depois de terem chegado a casa, a mãe pede ao Kissola para ver se tinha chegado correio. E diz-lhe: “Saiba filho, que Philip Downing, homem negro, foi inventor da caixa de correios”.


Já em casa, Kissola começou a sentir frio. A mãe foi acender a lareira, e tornou a dizer ao filho: ‘”Saiba filho, que foi Alice Parker, mulher negra, a inventora da Lareira; e mesmo no verão quando faz muito calor, já não é muito grave, porque Frederick Jones, homem negro, foi o inventor do aparelho ‘Ar Condicionado.”Era hora de o pai do Kissola voltar para casa. Ele utiliza geralmente o elevador para subir/descer o prédio onde o seu escritório fica no 20º Piso. Theo, a mãe volta chamar atenção do filho: “saiba Kissola, que Alexander Miles, homem negro, foi inventor do elevador.Quando o pai chega a casa, viu que a sala de estar estava as escuras. E a mãe diz ao Kissola: “saiba filho, que se Lewis Howard Latimer – homem negro não tivesse inventado o filamento que prolonga o uso da lâmpada, despenderíamos muito dinheiro na compra de lâmpadas.


Depois de toda esta troca de ideia entre mãe e filho, Theo diz novamente ao filho: “Kissola, que seria de nós, se um nosso membro de família tivesse que sofrer uma operação cirúrgica, ao coração?”“ Isso não seria possível sem o Dr. Daniel Hale Williams, Doutor negro, que fez a primeira operação que abriu o coração humano”. Foi assim que Kissola aprendeu sobre o que seria do Mundo sem os negros.

NB:

  • Texto original extraido do Site Emeagwali.com
  • Traduzido de Inglês para português por Avelino Antonio Kalunda
  • PS: O nome Kissola foi adaptado para o leitor Angolano.

fonte: