Valentim da Fonseca e Silva

De MochilaWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, nasceu em 1745 em Minas Gerais, provavelmente no distrito diamantino de Vila do Príncipe (atual município do Serro), Assim como o mineiro Aleijadinho, era bastardo, filho de mãe escrava, mestiço.

Valentim foi levado ainda criança pelo pai para Portugal, onde iniciou seus estudos de escultura. Em 1765, após a morte do pai, ele volta para o Brasil em companhia da mãe, radicando-se no Rio de Janeiro onde realizou toda sua obra, na segunda metade do século XVIII. Valentim viveu os últimos anos do Rio de Janeiro enquanto sede do vice-reinado. O artista teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade naquele período, construindo chafarizes e fontes que abasteciam de água a população carioca e as embarcações que ancoravam no cais do Rio do Rio de Janeiro, sua obra divide-se em escultura, torêutica, arquitetura, paisagismo, urbanismo, prataria, ourivesaria, bronzagem e desenho. Valentim se notabilizou pelo traço rococó, deixando uma expressiva produção em igrejas e capelas do Rio de Janeiro, assim como em praças e espaços públicos, o artista também realizou a primeira escultura em metal do Brasil - as estátuas de Eco e Narciso. Em 1772, Valentim executa um de seus primeiros trabalhos na cidade: a talha da Igreja da Ordem Terceira do Carmo e da Capela do Noviciado. A obra de Valentim ganha impulso após a nomeação de Dom Luís de Vasconcelos como vice-rei do Brasil, em 1778. Neste período, o artista executou grande parte de seus trabalhos, como os chafarizes da Pirâmide , das Saracuras, das Marrecas e do Lagarto, além de trabalhos nas igrejas de São Francisco de Paula, Santa Cruz dos Militares, Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, Mosteiro de São Bento e São Pedro dos Clérigos. Em 1789, Valentim trabalhou na reconstrução do Recolhimento de Nossa Ssenhora do Parto, destruído por um violento incêndio.

No dia primeiro de março de 1813, Valentim morre em sua casa na extrema miséria na Rua do Sabão, onde também funcionava sua oficina. O artista é enterrado na Igreja de Nossa Senhrora do Rosário e São Benedito, da qual era membro.